Implementação do segundo curso

A segunda edição dos cursos concentrou-se em alterações e desenvolvimento adicional do curso. A situação foi dificultada pela COVID-19 e pelas medidas associadas. Em alguns países parceiros, por exemplo, a organização de cursos não era permitida ou severamente restringida. No entanto a equipa tentou obter valor agregado para o projeto.

Áustria

A implementação do segundo curso não foi possível devido às restrições no Inverno e na Primavera de 2021 devido à pandemia da COVID-19, a equipa austríaca decidiu implementar um curso para alunos do ensino médio. Isso foi possível porque as escolas estavam abertas. Harald Makl (da EBI) administrou o curso com duas turmas com alunos de 17 a 18 anos. O feedback foi excelente e muitos aprenderam e abordaram o conteúdo e avaliaram o curso como valioso e útil.

Com esta atividade, uma questão técnica no quadro de transferibilidade do curso pôde ser esclarecida: Foi possível, sem problemas, instalar os módulos do curso no servidor vários números de versão abaixo do servidor do desenvolvedor.

Grécia

 

Espanha

 

Portugal

O 2º curso foi realizado após todos os parceiros terem discutido as melhorias a serem feitas no curso, de acordo com o feedback do primeiro curso.
De referir que pandemia COVID-19 continuou a marcar os nossos dias com muitas limitações e em contexto local, na Proandi, desde abril de 2020 até aos dados deste 2º curso, todos os nossos cursos profissionais estavam a funcionar remotamente utilizando ferramentas como a plataforma Moodle ou Zoom. No entanto, foram permitidas sessões de formação presenciais no caso de disciplinas práticas. Nesse projeto, a Proandi conseguiu realizar o segundo curso CICERO na modalidade presencial com um de seus cursos de capacitação.

INÍCIO E FIM DO CURSO
O curso foi realizado no dia 11 de dezembro em um único dia com duração de 8h.

LAYOUT DO CURSO
O curso foi presencial, nas instalações da Proandi. Como queríamos fazê-lo presencialmente, teria que ser um grupo relativamente pequeno para poder respeitar as condições de segurança relacionadas ao COVID-19. Assim, os formandos também puderam “socializar” mais, pois já faziam aulas em casa há muito tempo.

GRUPO-ALVO E BACKGROUD
Estagiários da Proandi do 2º ano do curso profissional Técnico de Cozinha e Pastelaria, ação IV. Eram 13 formandos (3 raparigas e 10 rapazes) com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos. Alguns deles já tinham participado na primeira fase do curso mas quiseram voltar a participar porque queriam ter a oportunidade de ter outra experiência fazendo-o presencialmente. Alguns membros deste grupo já tinham experiência em trabalhar com fotografia e programas e materiais relacionados.

METODOLOGIA DAS SESSÕES
– Funcionava como um curso intensivo, usando uma apresentação em power point para teoria mas fazendo exercícios práticos;
– Depois de todos os parceiros terem discutido sobre as possíveis alterações a introduzir no curso digital, no nosso caso foram estudados apenas dois módulos: “Controlo da câmara” e “Mudanças de perspetiva”;
– Os formandos trabalharam em pequenos grupos numa sala de aula;
– No final do curso, os formandos foram ao exterior junto à Marina da Póvoa de Varzim para pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o trabalho teórico dentro da sala de formação. Com as fotos que cada um dos formandos tirou em diferentes perspetivas, foi realizado um concurso para que todos votassem.

RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS

– Celulares dos participantes;
– CANON DSLR;
– Lentes 50mm, 75-300mm, 24-70mm.