Projeto CICERO

Enquadramento do projeto

As competências digitais devem ser aprendidas pelos utilizadores. Isso requer alguma motivação. Sem motivação, a aprendizagem apenas “tocará na superfície” e em vez de competências comprovadas resultará apenas em conhecimento e compreensão superficiais – sem qualquer profundidade e sustentabilidade.

A fotografia digital pode ser o motor para motivar as pessoas a se preocuparem com as competências digitais básicas. Isso abrangerá a criação de imagens (um trabalho criativo), o processamento de imagens (um esforço técnico), o armazenamento e administração de imagens (necessita de competências digitais) e o uso das imagens criadas, por exemplo, nas redes sociais (necessita de competências, bem como conhecimentos jurídicos básicos).

Finalmente, a fotografia digital alarga os contactos sociais (por exemplo em grupos de interesse especial), mantém os idosos ativos (tanto no sentido físico como mental) e contribui em muitos casos para a promoção do património cultural (como objetos em várias imagens) e das atividades transnacionais (fotografia).

Objetivo do projeto

O projeto visa desenvolver competências digitais em adultos usando a fotografia digital como motor de motivação e impacto na vida social, cultural e familiar. Fotos adicionais tiradas com foco no Património Europeu são colecionadas numa base de dados de uso gratuito para contribuir para o ano do Património Cultural Europeu 2018.