Proandi Consultores Associados

Proandi Consultores Associados foi criada em 2001 e tem atuado no mercado em múltiplas vertentes. Nasceu como uma empresa de serviços de higiene e saúde no trabalho. Em 2006 inicia a sua atividade como prestador de serviços de consultoria em higiene e segurança alimentar, do acordo com a nova legislação sobre normas de higiene e segurança alimentar.

Somos um centro de formação profissional em Portugal (norte de Portugal, perto do Porto – Póvoa de Varzim) que visa capacitar pessoas com conhecimentos, aptidões e/ou competências exigidas em determinadas profissões ou mais amplamente no mercado de trabalho. Prestamos serviços nas áreas da formação e consultoria, a todas as empresas ou entidades que solicitem a sua intervenção.

Somos um centro de consultoria e formação profissional acreditado pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) em 15 áreas de ensino e formação e somos desde 2008 uma entidade externa do Instituto do Emprego e Formação Profissional. A Proandi trabalha com projetos financiados pelo SFE no EFP para jovens e adultos (empregados, desempregados) em diversas áreas: restaurante e bar, cozinha e pastelaria, multimédia, tecnologias de informação e comunicação, saúde, cabeleireiro, beleza.

A Proandi também realiza cursos de formação profissional em segurança privada autorizados pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública. Estes cursos destinam-se a menores de 18 anos e sem limite de idade. Temos pessoas adultas até 65 anos de idade. Os cursos são Formação Básica, Vigilante-Porteiro, Vigilante e Acompanhamento Pessoal, Assistente de Recintos Desportivos, Assistente de Portos e Aeroportos -Segurança Aeroportuária, Assistente de Portos e Aeroportos – Proteção Portuária.

 
De 2008 a 2011 tivemos dois cursos de educação e formação de adultos (EFA): um curso de técnicas de controlo de qualidade alimentar composto por 1934 horas onde frequentaram e concluíram 16 formandos, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos, e outro curso de ação educativa, composto de 2235 horas em que constavam 15 formandos com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos.
 
Ministramos cursos de formação profissional inicial e de formação no mercado de trabalho (ao abrigo do regulamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social através do Instituto do Emprego e Formação Profissional): – Sistema de aprendizagem. Os cursos de aprendizagem inserem-se num sistema de formação profissional inicial alternada entre a escola e o local de trabalho, destinando-se sobretudo a jovens com idades compreendidas entre os quinze e os vinte e cinco anos que não integram o sistema escolar obrigatório. O processo formativo alterna entre o profissional/profissional (onde decorre a formação sociocultural, científico-tecnológica e prática em contexto de formação) e o local de trabalho (onde decorre a formação prática em contexto de trabalho). Neste momento a Proandi conta com 99 formandos a frequentar os cursos de restaurante bar e gastronomia/pastelaria. São jovens dos 15 aos 24 anos que tenham o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem terem concluído o ensino secundário. São jovens que frequentam cursos de bar/restaurante e cozinha/pastelaria em risco de abandono escolar, com níveis socioeconómicos, familiares e outros grupos desfavorecidos muito baixos, onde a sua preparação, integração e acompanhamento para permitir a empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida são indispensável.
 
O principal pilar da Proandi é a formação e qualificação profissional de jovens e adultos em diversas áreas técnicas. Os padrões da metodologia de formação da Proandi unem teoria e prática permitindo que os formandos vivenciem o ambiente de um trabalhador normal e adquiram um conjunto de valores e atitudes que os ajudam a crescer profissional e individualmente. Assim, juntamente com uma forte componente teórica, os formandos passam por longos períodos de formação prática em contexto de trabalho, em várias empresas parceiras, onde aplicam e expandem os seus conhecimentos. A maioria destas PME acaba por integrar os formandos no seu quadro de pessoal. Temos uma taxa de emprego muito elevada, contribuindo ativamente para a redução do desemprego e para a criação de competências profissionais, fatores fundamentais para aumentar a competitividade de Portugal no espaço europeu

 
A formação é organizada e desenvolvida por profissionais altamente qualificados que utilizam as metodologias de intervenção mais adequadas e atrativas para cumprir os objetivos estabelecidos.
 
A PROANDI conciliando a sua atuação nas áreas da formação e consultoria desenvolveu uma estreita relação entre os seus serviços e o seu meio envolvente. As parcerias entre diferentes entidades (clientes, empresas de formação, parceiros, autarquias, entre outros) permitem o desenvolvimento de estratégias, boas práticas e sinergias de recursos, encaminhamento para a PROANDI, adultos e jovens com necessidades de formação para inserção no mercado formal. Também mantemos parcerias com clientes e stakeholders que irão potenciar a inserção dos licenciados no mercado de trabalho.
 
Os cursos de aprendizagem oferecidos pela PROANDI visam reduzir o abandono escolar precoce, reduzir o desemprego de jovens/adultos e potenciar a sua transição qualificada para a vida ativa; criar as condições para o reforço e consolidação do sistema dual português através da racionalização e simplificação da oferta formativa, conferindo-lhe maior coerência e aproximando-o das reais necessidades do mercado de trabalho; investir na componente tecnológica e no aumento da competitividade das empresas em particular nos sectores dos bens transacionáveis e dos serviços, promovendo, desta forma, a criação de emprego qualificado.
 
Desde 2008, a PROANDI realizou um conjunto de ações de formação envolvendo 6.571 formandos e um volume de formação de 2.331.671 horas.